[...] eu andava escondida no meio de outras coisas.
Curva de brisa, alga vermelha, brisa de passarinho.
Eu ainda não era uma vez.
Roger de Mello
Educadora e professora de Língua Portuguesa por parte de pai e mãe. Talvez pareça natural pensar que eu tenha escolhido a profissão por causa deles, mas não. Não tenho a natureza prática daqueles que escolhem o caminho que está diante de si mesmo, precisei experimentar o gosto da docência e só então me decidir por ela.
Nascida e criada entre pais que tinham na linguagem o seu ganha pão, mas sobretudo, que demonstravam sensibilidade e um afeto muito ativo pelas palavras, não foi difícil para eu entender, assim como diz Larrosa, filósofo da educação, que a palavra não é uma simples ferramenta ou um instrumento, mas ela é sim o homem.
A leitura literária sempre preencheu as minhas melhores horas, mas só quando descobri, já como professora, que ela podia ser compartilhada é que provei o seu verdadeiro encantamento: ela tinha o poder de me conectar às pessoas!
Literatura e educação a parceria perfeita quando se tem o olhar de curiosidade para o Outro ou quando se busca o caminho da humanização. Sim! Não nascemos humanos nos tornamos humanos pela educação e a leitura literária é capaz de nos transformar, está tudo lá... toda a nossa humanidade revelada em cada capítulo, em cada verso, em cada imagem nos convidando a refletir sobre nós mesmos.
Ao observar e vivenciar, por mais de 30 anos, a rotina e a interação das crianças em ambiente escolar, escutar com atenção mães, pais e educadores e ainda, experimentar a maternidade por mim mesma, sou mãe de dois meninos, o João e o Ricardo, me tornei uma mediadora quase natural entre adultos e crianças. E como não poderia deixar de ser, a palavra é o meu instrumento.
Ora de maneira simbólica, ora de maneira concreta, ela me ensina sobre conexão e me aponta o diálogo que deve ser estabelecido entre adultos e crianças e que diz respeito há algo que se respira e inspira energia. Esse diálogo não se constitui da crença na transformação do outro, mas sim na experiência de transformação de si mesmo.
Ao focar na nossa própria transformação poderemos compreender os limites das nossas crianças, as suas reais necessidades e a sua essência. Isso é para mim, o bem mais precioso de todos!
Breve currículo
Doutora em educação pela FE-USP. Autora da tese: "Trajetória de formação de educadores: as narrativas literárias que revelam o professor e ampliam as escolhas dos alunos". (2018)
Mestre em educação pela FE-USP. Autora da dissertação: "Letramento e alfabetização: resgate do papel do professor no ato de aprender e ensinar". (2012)
Graduada e licenciada em Língua e Literatura Portuguesa pela FFLCH-USP. (1998)
Especialista em Educação infantil pela FE-USP. (2002)
Especialista em Educação parental e inteligência sócio- emocional pela Parent Coaching Brasil. (2023)
Facilitadora do método norte-americano "Como falar para o seu filho ouvir, como ouvir para o seu filho falar". (2006)
Criadora do método de comunicação "Meu filho e eu, eu e meu filho", que aprimora o relacionamento interpessoal. (2007)
Palestrante em Congressos e Cursos de Educação pelo SINPEEM.
Na educação, em ambiente escolar há 32 anos, foi professora em todos os segmentos: da Educação Infantil à formação de professores.
Coautora do livro Pais em construção: um guia de educação parental e inteligência emocional. Literare Books, 2023.
Especialista em Relações interpessoais na escola, pelo Instituto Vera Cruz. (em andamento 2025)
Há 5 anos atua como orientadora educacional e educadora parental.