Meu filho e eu,
eu e meu filho
Porque dentro de cada mãe e de cada pai, há uma melhor mãe e um melhor pai possíveis
Meu filho e eu,
eu e meu filho
Porque dentro de cada mãe e de cada pai, há uma melhor mãe e um melhor pai possíveis
O contexto social atual tem se modificado, as relações que estabelecemos hoje são rápidas, as informações são veiculadas apressadamente e trazem o caráter da certeza, do julgamento e de algum modo, nos dá a falsa percepção de que conhecemos sobre tudo.
As relações familiares também são afetadas por esse contexto e o tempo para ouvir, a compreensão sobre as necessidades de cada membro familiar, a prática da cooperação, a consciência sobre a maternidade e paternidade passam necessariamente pelo aligeiramento das relações, que se perdem na impaciência, nas tarefas diárias, na sobreposição dessas mesmas tarefas, na incompreensão, na falta de profundidade e nas imagens e textos das redes sociais.
A crença que se baseia na ideia de que quando nasce uma criança também nasce uma mãe e um pai, de fato não se estabelece como realidade, e, portanto, ainda se tem a ilusão de que não há necessidade de aprender sobre o desempenho desses papeis em nossa sociedade, e, portanto, há uma grande expectativa de que mães e pais já deveriam vir prontos da maternidade. Tal crença encobre a possibilidade de pais e mães aproveitarem a oportunidade real de se desenvolverem como seres humanos, a partir da perspectiva de uma parentalidade consciente.
E é a partir dessa perspectiva de quebra de certezas, de suspensão, ainda que temporariamente, de algumas crenças sobre a relação entre os adultos e as crianças que o curso “Meu filho e eu, eu e meu filho” se justifica.
Quando se tem como missão o bem estar e o desenvolvimento integral da criança, compreende-se que é necessário cuidar de quem cuida e pensar em estratégias para que essas pessoas possam se ver de modo ampliado.
Ao observar ainda, que é na relação que se estabelecem os vínculos e que é partir deles que as famílias são capazes de assumir com responsabilidade seu papel fundamental: educar conscientemente filhos saudáveis e dispostos a assumir com amor e respeito o mundo, é que se justifica a educação para mães e pais, entrelaçando adultos e crianças de maneira sistêmica.
OBJETIVO DO CURSO
Promover às mães e aos pais o conhecimento profundo de seus valores, forças e limites para que possam se conectar com seus filhos e assim, construir com eles uma autoestima amorosa.
Desenvolver nos adultos o uso de uma linguagem assertiva que promova uma atenção cuidadosa das crianças por elas mesmas. Apresentar técnicas de como os familiares podem entender, falar e ouvir seus filhos da melhor maneira possível, integrando-os à vida e ao cotidiano.
Compreender que não nascemos humanos, nos tornamos humanos e que uma boa oportunidade para esse desenvolvimento se dar é no exercício consciente da maternidade, da paternidade.
A relação é dialógica e ao desenvolver pela educação a humanidade das crianças, mães, pais e familiares de maneira geral encontram-se com sua própria humanidade.
A DINÂMICA
São 8 encontros via Google Meet (gravação disponível por 30 dias) de frequência semanal. Em cada encontro será tratada uma temática, em uma perspectiva espiral de aprendizagem.
Ao longo das 8 semanas manteremos interações em grupos a fim de compartilharmos experiências e trocarmos as dificuldades.
PROGRAMAÇÃO
Horário: das 19h30 às 21h30
1º encontro - 07/05
Sinto, logo existo!
O que eu faço quando o meu filho fica bravo?
2º encontro - 14/05
Sobre a nossa natureza cooperativa
Por que meu filho não faz o que precisa ser feito?
3º encontro - 21/05
E quando o conflito chegar?
Resolução de conflitos: alternativas ao castigo.
4º encontro - 28/05
Autoridade dos bons tratos
Ser autoridade na vida do meu filho e ruim?
5º encontro - 04/06
Elogio que nutre!
O elogio que ajuda a nos ver.
6º encontro - 11/06
Limites!
Como tirar as crianças do desempenho de papéis.
7º encontro - 18/06
Comunicação com a escola
Como identificar os limites de cada um.
8º encontro - 25/06
E agora...como continuar?
VAGAS ENCERRADAS
Novas turmas em 2025!